Incentivar
a Inovação

Desde a concepção do primeiro filme há mais de um século, a indústria cinematográfica e televisiva continua na vanguarda da inovação.  É difícil imaginar um momento quando a visão de um trem em movimento, silencioso, em uma tela de cinema poderia fazer com que o público saísse da frente em busca de abrigo, mas isso é apenas mais uma prova de que o cinema apresentou algumas das tecnologias mais inspiradoras das artes visuais. Das telas verdes e em 3D ao iMax e computação gráfica, a steadicam e o filme digital, o mundo do cinema permaneceu incessantemente dedicado aos avanços tecnológicos ao longo do tempo. Com a proliferação de plataformas digitais, soluções de tecnologia e descobertas baseadas em computador nos campos de efeitos especiais e filmagens, as inovações que estão por vir não são menos emocionantes do que as dos últimos 100 anos.

Filmar o Futuro

Tempos atrás, 24 frames por segundo eram o padrão da indústria. Mas, graças a grandes avanços nas tecnologias de filmagem, filmes como “O Hobbit” apresentaram 48 frames por segundo – tornando-o o primeiro filme na história de Hollywood a ultrapassar a barreira dos fps padrão. Qual foi o resultado? Uma entrega mais imersiva e visualmente deslumbrante do conto de J.R.R. Tolkien, adorado universalmente.

Nos sets de filmagens em todo o mundo, as câmeras Red One Digital estão transformando o processo de filmagem, substituindo a câmera padrão de 35 mm por uma solução menor, mais leve e, portanto, mais portátil – sem diminuir a qualidade da imagem. Agora os cineastas em todos os lugares podem exercitar suas habilidades sem estarem presos a equipamentos pesados.

Os backlots virtuais (telas verdes) agora permitem que os atores apareçam em destinos distantes, graças aos backgrounds digitais, que ajudaram a impulsionar as economias domésticas. Agora os diretores podem incorporar cenas de suas imaginações mais férteis sem gastos excessivos ou sem ter que reescrever seus roteiros.

Segundas Telas

As múltiplas telas agora oferecem aos amantes do entretenimento formas infinitas de curtir seu conteúdo favorito, em uma gama de telas de vários tamanhos. De aplicativos para tablet a serviços de streaming otimizados para telas de celulares, os fãs podem obter acesso ainda mais profundo aos filmes e programas de TV de sua escolha. Aplicativos recentes, como o aplicativo para smartphone “Star Trek” e o aplicativo para tablet “Men in Black III”, fizeram com que os usuários interagissem com as campanhas de marketing, tivessem acesso a conteúdo exclusivo e se conectassem a outros fãs antes – e depois – dos créditos.

Conteúdo em Todos os Lugares

Hoje em dia, nunca houve tantas maneiras para os consumidores curtirem seu filme ou programa de TV favorito onde e quando eles desejarem.

Há mais de 450 serviços online legalizados e únicos ao redor do mundo para visualizar conteúdo.  Sites como JustWatch no Brasil facilitam ainda mais encontrar todas as formas de assistir ao filme ou programa de TV que você procura.

Práticas Ambientalmente Sustentáveis

Uma das maiores inovações na indústria do cinema e da TV encontra-se no âmbito das práticas sustentáveis. Os estúdios começaram a substituir as práticas de filmagem com alto consumo de energia por opções mais ecológicas. O filme “Pense como eles” renovou seu set inteiro para cortar o uso de energia ao implementar lâmpadas de LED e filmagens com baixa emissão de energia.

Os estúdios estão investindo agora em alternativas de baixo consumo de energia nas filmagens no set, seja por meio de microturbinas a gás natural, instalações de energia solar ou pela redução no uso de recursos como eletricidade, combustível e água.

Da Ficção Científica à Realidade

Até mesmo certos filmes apresentaram inovações que trouxeram contribuições consideráveis à sociedade. A tecnologia de gestos, apenas imaginada, encontrada em filmes como “Minority Report” e “Johnny Mnemonic, o Cyborg do Futuro,” transcenderam suas raízes ficcionais e se tornaram avanços tecnológicos do mundo real. E filmes como “A Origem”, “Prometheus” e “Homem de Ferro” continuam a inspirar acessórios e tecnologias futurísticas.

Seja falando de câmeras voadoras, câmaras Red, frames mais rápidos por segundo ou conteúdo na nuvem, inovações na indústria cinematográfica e televisiva – como os filmes onde elas aparecem – continuam impondo os limites do que é possível, trazendo ao público o melhor entretenimento de ponta em todo o mundo.

México

A KPMG considera o México um dos destinos mais competitivos para o desenvolvimento de conteúdo digital, com o país oferecendo aplicativos de entretenimento, educação e treinamento industrial. Situado entre os Estados Unidos e a América Latina, o México tem a localização ideal para a produção de bens criativos para o mercado hispânico.

Mais do
que Fazemos