Fechar

Quem
Somos

Apoiando os Criadores, desde o Script até a Tela

Somos a voz da indústria mundial do cinema e da televisão, uma comunidade de narradores na conexão da inovação, imaginação e criatividade.

Na América Latina e ao redor do mundo, a indústria do cinema e da televisão conduz a economia criativa. Nossos associados incluem: Walt Disney Studios Motion Pictures, Netflix Studios, LLC, Paramount Pictures Corporation, Sony Pictures Entertainment Inc., Universal City Studios LLC e Warner Bros. Entertainment Inc.

México

A Motion Picture Association – México (MPA-México) atua como a voz e defensora dos principais produtores e distribuidores internacionais de filmes, entretenimento doméstico e programas de televisão no México e é uma afiliada da Motion Picture Association, Inc. (MPA).

Há mais de um século – com raízes desde 1898, quando Salvador Toscano Barragán fez “Don Juan Tenorio” – a indústria do cinema e da TV do México vem criando histórias e personagens incríveis que o público curte em telas ao redor do mundo.  Os primeiros artistas como Tin-Tan, Mario Moreno e Ricardo Montalbán tiveram um papel importante no desenvolvimento da comunidade criativa mexicana. E cineastas mais recentes, como Guillermo del Toro, Alfonso Cuarón, Selma Hayek e Gael Garcia Bernal, fizeram com que a indústria do cinema mexicano florescesse, tornando-se símbolos internacionais e embaixadores do México, junto com seu povo, história, criatividade e valores.

A cada ano, mais de 100 mil horas de programação da TV mexicana são traduzidas para 30 idiomas e exportadas para públicos em 100 países diferentes.

Em 2016, a indústria do cinema pagou 1.677 bilhão de pesos a trabalhadores, 9% do PIB total gerado por ela. Em 2016, houve um aumento na remuneração média na indústria do cinema, que passou a 58.976 pesos, sendo, em 2015, 56.986 pesos.

Esse poder e criatividade da comunidade do cinema mexicano também está em evidência nos festivais internacionais de cinema e cerimônias de premiação. Há mais de dez anos agora, o Morelia International Film Festival vem aumentando em tamanho e importância, surgindo como uma das principais reuniões do cinema mundial.  Só no ano passado, mais de 750 filmes inscreveram-se no festival – um aumento de 30% comparado com o ano anterior.  A influência da indústria do cinema do México também foi demonstrada recentemente na 87ª cerimônia do Oscar, quando “Birdman (ou a Inesperada Virtude da Ignorância)”, de Alejandro González Iñárritu, levou quatro estatuetas, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. Além disso, González Iñárritu recebeu uma estatueta honorária do Oscar por sua extraordinária instalação de realidade virtual “Carne y Arena”, trazendo uma experiência poderosa e visionária. Guillermo del Toro é, sem dúvida alguma, um dos mais criativos e influentes cineastas mexicanos de nossa era. Ele se tornou o terceiro mexicano a receber o prêmio, após Alfonso Cuarón e Alejandro González Iñárritu. A Forma da Água ganhou dois dos sete prêmios aos quais foi indicado no Globo de Ouro 2018. Este filme também foi vencedor do Leão de Ouro de melhor filme no Festival de Veneza e o promoveu para o Oscar, onde ele também ganhou como melhor diretor e melhor filme. A Forma da Água também recebeu o prêmio de melhor direção da BAFTA e Critics’ Choice. Após a onda merecida de sucesso, a Fox Searchlight Pictures assinou um acordo geral com Guillermo del Toro, que cobre filmes de ação escritos, produzidos e/ou dirigidos pelo cineasta.

Sites Parceiros

Brasil

A Motion Picture Association Latin America está no Brasil (MPA- Brasil) desde os anos 40, e seus associados incluem: Walt Disney; Paramount; Netflix Studios, LLC; Sony Pictures; Universal e Warner Bros. A missão da MPA-Brasil é promover e estimular a criação e inovação na indústria audiovisual, priorizando a valorização e o incentivo do processo criativo como um vetor que permita que conteúdo audiovisual de qualidade e entretenimento sejam levados a todos os públicos. A MPA-Brasil, além de representar os interesses dos estúdios associados, monitora o cenário político e econômico em relação à indústria audiovisual. O propósito da MPA-Brasil é estimular e consolidar parcerias com os participantes da indústria audiovisual brasileira, nos setores público e privado, além de promover o intercâmbio de expertise e a valorização global do setor audiovisual. A MPA-Brasil é parceira e mantém diálogo permanente com os participantes da indústria.

Enquanto o Brasil cria filmes que entretêm o mundo, os homens e mulheres trabalhando nos bastidores também possuem uma história muito importante para contar, uma história rica, sobre criatividade e crescimento econômico. A história do cinema brasileiro conta com quase 120 anos, começando com os primórdios de Affonso Segreto no final do século 19, com o gênero exclusivamente brasileiro chamado “chanchadas” e com os comediantes Oscarito, passando por Grande Otelo e chegando a Glauber Rocha.

Hoje em dia, a indústria continua a florescer, produzindo trabalhos como “Cidade de Deus” e “Tropa de Elite”. Na verdade, dados da Motion Picture Association mostram que o Brasil é uma força motriz por trás do crescimento da região inteira da América Latina, com estimativas da Agência Nacional de Cinema (ANCINE) indicando que o Brasil será o quarto maior mercado para o cinema até 2020.

Sites Parceiros

 

Nosso
Pessoal

Charles H. Rivkin, Presidente e Diretor Executivo

Charles H. Rivkin é Presidente e CEO da Motion Picture Association (MPA).  Ele lidera a missão global da MPA de promover e apoiar a indústria cinematográfica, televisiva e de streaming de conteúdo. Os membros da MPA atualmente incluem Disney, Netflix, Paramount, Sony, Universal e Warner Bros. Com quase 30 anos de experiência como executivo de

Leia Mais
leadership-charlie-rivkin

Nossa
História

No ano 1922, os estúdios cinematográficos formaram a organização agora conhecida como Motion Picture association  para proteger e apoiar a indústria nascente do cinema. Desde então, o MPA têm funcionado como a voz e representante da indústria do cinema e da televisão ao redor do mundo, e têm ajudado a indústria a avançar e a arte de contar histórias, protegendo a criatividade e a expressão artística daqueles que contam histórias, e compartilhando com o mundo o entretenimento e a inspiração.

1922-Will-H-Hays-Animation-470px
1922

Motion Picture Producers and Distributors of America (MPPDA) é fundada e controlada por William Hays. Um sistema de autocensura, conhecido como código Hays, é desenvolvido para garantir a ausência de “material ofensivo” e impedir a interferência do governo no cinema.

1945

A organização muda seu nome para The Motion Picture Association of America, devido ao aumento na popularidade dos filmes americanos no resto do mundo.

1945-Old-MPAA-Logo-Animation-470px
1968-First-Ratings-Animation-470px
1968

Juntamente com o progresso dos direitos civis, dos direitos das mulheres e dos movimentos trabalhistas, a indústria cinematográfica buscava as liberdades artísticas e a remoção da censura do código Hays. Em resposta, o então presidente da MPA, Jack Valenti, cria o sistema de classificação de filmes que usamos hoje.

1975

A MPA estabelece que o Escritório de Segurança de Filmes trabalhe em estreita colaboração com os agentes da lei e detenha a crescente ameaça da pirataria de filmes, que custava à indústria mais de 100 milhões de dólares por ano na época.

1975-Film-Stock-470px
2008-Fingers-Type-Animation-470px
2008

Enfrentando os crescentes desafios do roubo de conteúdo online, a MPA, sob a direção de Dan Glickman, reforça sua equipe global de proteção de conteúdo e defende com sucesso o Pro-IP Act, a primeira lei antipirataria dos EUA promulgada no século XXI.

2012

A MPA, sob o comando do ex-Senador Chris Dodd, trabalha em conjunto com o Gov. dos EUA para chegar a um acordo com a China e resolver uma longa disputa na OMC, abrindo o mercado de filmes da China e aumentando drasticamente a divisão de receitas, uma ação que ajudou a impulsionar uma grande expansão nas bilheterias globais.

2012-US-China-470px
2017-Ace-Logo-470px
2017

A MPA agrega dúzias de empresas de entretenimento para lançar a Aliança pela Criatividade e Entretenimento (ACE), uma coalizão global dedicada à proteção do mercado legal dinâmico e à redução da pirataria online.

2018

Sob o comando de Charles Rivkin, a MPA está defendendo a crescente diversidade de cineastas, resguardando os direitos de propriedade intelectual, promovendo a inovação tecnológica e apoiando políticas comerciais que possam expandir ainda mais o mercado global de cinema e TV.

2018-Drone-Animation-770px

Alcance Internacional

A MPA trabalha em nível global para promover políticas públicas que apoiem ​​os criadores, protejam o conteúdo e fomentem uma economia criativa próspera. Nossas operações incluem:

O que Fazemos

Os humanos contam histórias; é o que fazemos.

Hoje em dia, as histórias que definem nossas vidas e moldam nosso mundo são trazidas à vida pela comunidade criativa global, incluindo os criadores e artistas que trabalham no cinema e na televisão latino-americanos. A MPA incentiva esse empreendimento econômico e cultural ao defender políticas que reconhecem o poder de nossas histórias, recompensam os criadores e nos permitem produzir, distribuir e proteger o conteúdo criativo que o público ama.

Saiba Mais